NÃO SE TRATA DE ASSUMIR, MAS SIM DE GOSTAR

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Hey malta! Td bem? Comigo a vida anda melhor do que já andou, e com o tempo td vai melhorar, mas isso não é importante para hoje...

Este post vai ser bastante pessoal, vai ser uma perspetiva minha...

Como todos sabem eu sou cacheada (prós que nao sabem o que é ser cacheada, é ter cabelo encaracolado afro) e toda cacheada já teve as suas guerras com o hair. Toda cacheada já se olhou em frente do espelho e achou o seu cabelo um castigo de Deus e desejou ter o cabelo liso. Eu também tive a minha história, mas isso fica para outro post...



Sobre essa polémica toda de "assumir os cachos" ou "alisar os cachos" eu tenho uma palavra a dizer. 

A palavra "assumir" está a ser muito mal utilizada pela comunidade cacheada... é ofensiva, forte e rude, parece que quem faz prancha ou alisa com produtos químicos é fraco por "não assumir", porque sim, infelizmente da mesma maneira que há quem discrimine o cabelo afro, existe cacheadas que discriminam quem alisa... não sabem o significado de "não faças aos outros o que não queres que façam a ti".

Nao se trata de "assumir", mas sim de pura e simplesmente de "gostar", de amar o hair e amar-se a si mesma, independentemente de ter o cabelo virgem, alisado, pintado, etc... Não é ao acaso que existem cenas tipo maquilhagem, cirugias plásticas, tintas para cabelo... para que a pessoa possa mudar e ver aquilo que realmente gosta de ter em si mesma.



O derradeiro problema é que a pessoa diz que não gosta do hair porque não sabe cuidar dele e, oprimida pelos media, alisa-o.
Para analisarmos melhor vamos construir uma tabela:

1- Vc gosta do seu cabelo?

Se sim, ótimo! Se não, PORQUÊ?
É o formato? Corta-se
É a cor? Pinta-se
É mt volumoso? Existem produtos para isso
É "ruim"? Então é porque não sabes cuidar dele. É só pesquisar na net que aparecem 1001 raparigas explicando como se deve fazer. Agora também há um outro problema: há ninas que exageram nos produtos e dão a imagem errada, que cabelo cacheado é muito difícil e dispendioso, o que é completamente diferente da realidade (pelos menos da minha! Cada cabeça sua sentença!)



As pessoas dizem que não gostam e alisam porque nunca experimentaram cuidar dele em condições. A culpa também é dos media, que apenas mostram cabelo liso e o nosso é "carapinha" e para sermos bonitas precisamos de comprar isto e aquilo...

Muitas gurus cacheadas que vemos por aqui... elas não "assumiram" (tipo decidiste assumir os teus cachos do dia para a noite amiga?): elas aprenderam a tratar corretamente do hair e daqui elas gostarem e ser bonito e tal.



Concluindo a história:

Antes de fazerem alguma loucura no hair, informem-se primeiro e depois sim podes escolher entre ter o cabelo natural ou mudar-lo.
A mudança é boa, ás vezes é preciso sentir na pele, e quanto mais mudarmos, mais temos experiência e mais sabemos daquilo que realmente gostamos.

E foi isto... Este tema é mt contorverso portanto a vossa opinião pode ser diferente da minha. Baseei me na MINHA EXPERIÊNCIA PESSOAL para o escrever tudo de coração e alma.
Escrevam nos comentários o que acham, é sempre bom de conhecer outras maneiras de ver.


Bj da Roxie! e até mais...

Ciao!

8 comentários:

  1. Eu sempre interpretei o termo assumir os cachos como uma forma de rejeitar o que a sociedade procura impor às mulheres (que cabelo liso é o único cabelo que pode ser classificado como bonito, que cabelo afro é ruim e precisa de ser "dominado", etc etc): nunca vi a expressão como um ataque contra as mulheres que continuam a alisar o cabelo, até porque se não gostamos de levar com regras que nos aprisionam não é através do rebaixamento que conseguimos ajudar quem continua preso nessas regras.
    Para além disso, como referiste e bem, há mulheres que não gostam mesmo do cabelo aos caracóis e preferem alisá-lo independentemente da pressão social - e elas têm o direito de usar o cabelo como querem.
    Cada vez mais tenho visto mulheres a deixar os cabelos ao natural e acho muito bem :) Assim como acho igualmente bem uma mulher ficar com o cabelo exactamente como deseja.

    Os teus caracóis são muito bonitos<3
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brigada pelo comentário amor; melhor do que expor a minha opiniao é ouvir a dos outros :)

      Eliminar
  2. Olá lindona,
    seu cabelo é lindo e amo cabelo cacheado.
    Amei o post, você escreve muito bem.
    Beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderEliminar
  3. Adoro o teu cabelo!
    Super querido awnn!

    http://eyarablog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Queria um cabelo igual o seu...É tão lindo! Bjs
    http://facalacah.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS